domingo, 6 de setembro de 2009

PERGUNTA AOS ASTROFÍSICOS


A Lei de Hubble diz que as galáxias se afastam umas das outras com uma velocidade proporcional à sua distância. A distância de uma galáxia é determinada pela "deslocação para o vermelho", submetendo a luz emitida por ela a espectroscópio. A partir da descoberta de Hubble concluiu-se que o universo se encontra em expansão, o que infere um ponto comum de onde divergiu todas as estruturas existentes - o big bang. E se não fosse a força da grande explosão a determinar esse afastamento? No mesmo pensamento, e se não fosse a força graviacional a responsável por um possível retraimento do universo expandido? A matéria escura não poderia ser a determinante desses movimentos opostos, comparáveis à sístole e à diástole? A cada big bang se seguiria inexoravelmente um big crunch?

Minha pergunta seguinte é dirigida aos astrofísicos: como explicar que a Via Láctea, nossa galáxia, está em rota de colisão com Andrômeda, há 2,5 milhões de anos-luz de distância e a uma velocidade absurdamente grande.

Essa colisão contradiz a Lei de Hubble. Depois de tanto tempo se afastando, como explicar o arco de aproximação? O "canibalismo" aparente de Andrômeda, aumentando sua força gravitacional ao engolir galáxias menores que encontre pelo caminho, determina o encontro futuro com a Via Láctea (quase a metade do seu tamanho)?

Nenhum comentário: