quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PAMPA REGIONAL

Eis o nome do mais novo jornal de Santiago (e região). A propósito, "e região" já se constitui numa redundância, uma vez que a nossa cidade é polo de uma microrregião muito fácil de ser desenhada: Jaguari, Nova Esperança, São Francisco de Assis, Unistalda, Itacurubi e Capão do Cipó. Forçando uma abrangência um pouco maior: Manuel Viana, Bossoroca, São Vicente e Mata. O Expresso Ilustrado, no que cabe a um veículo de comunicação, já representa um elo a interligar tais municípios.
O jornal deverá fortalecer os traços do espectro microrregional, com sede na Terra dos Poetas. Isso é adiantado nas palavras de Rafael Nemitz em sua última postagem: "Nesta primeira edição, imprimimos apenas 1.500 exemplares mas, a partir das próximas edições, aumentaremos gradativamente a tiragem".
A primeira edição será decisiva para conquistar o público leitor, mais exigente nestas alturas. Quanto ao segundo qualificativo (o primeiro é ser de âmbito regional), "um jornal de compromisso" (de quê?, com o quê?), apenas o tempo confirmará ou não.
O discurso deve corresponder à obra.
Como santiaguense e leitor (não necessariamente nessa ordem), estou ansioso para conhecer o novo jornal. Fotos, manchetes, diagramação, layout, tudo conta para a qualidade, que deve ser o primeiro compromisso. O Beto Menegat é competente nesse mister.
Entre todos os gêneros reunidos num jornal, tenho uma preferência pelos editoriais e artigos de opinião. Os fatos necessitam de uma análise.
De posse de um exemplar do Pampa Regional, farei nova postagem sobre esse fato jornalístico.

Nenhum comentário: