sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PAMPA REGIONAL (II)

Após a postagem de ontem, saí na esperança de encontrar um exemplar do novo jornal de Santiago. Na lanchonete da esquina da Bento com a Neri, encontrei o que procurava. Durante a leitura, recebi uma ligação do Rafael Nemitz. Em cinco minutos, o editor do Pampa Regional mandou-me o primeiro número do jornal, o qual está sendo distribuído nesta sexta-feira.
Agradeço ao Nemitz pela deferência, o que me impõe a postar novamente sobre o novo semanário.
O compromisso que o jornal assume é com a verdade, a tão desejada verdade, questionada por Pilatos e respondida filosoficamente por Heidegger.
Os fatos se sucedem, e a verdade de sua informação também.
O jornal caprichou na reportagem com o prefeito de Unistalda, Moisés Gonçalves, mas, ainda ontem, o blog do Júlio Prates já editava sobre a cassação do político unistaldense.
Os blogs estão obrigando os jornais a serem mais ágeis, mais cuidadosos na escolha da informação, sob pena de não corresponder à verdade do momento. Em Santiago, a blogosfera ainda é reduzida, para sorte das formas de jornalismo ortodoxas.
Todo semanário, coerente com a sua periodicidade, deve manter o interesse do leitor pelo menos dois ou três dias. Por isso, minha preferência pelos editoriais e artigos de opinião. Tais gêneros não se desatualizam com a rapidez das notícias, por exemplo.
Os erros gramaticais, de digitação ou diagramação são normais, não há jornal que não os cometa involuntariamente. Mesmo assim, a participação de um revisor é indispensável.
Novos colunistas, certamente, virão para o próximo número.
Desejo sucesso ao Pampa Regional

Nenhum comentário: