quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CICLONE, TORNADO, FURACÃO...

Após a repostagem no Bom Dia Brasil dessa manhã, mostrando os estragos na cidade de Guaraciaba (SC), perguntei aos meus colegas qual a diferença entre ciclone e tornado. Um chute aqui, outro ali, mas nada de uma resposta categórica. Um rapaz mineiro, "chei de" convicção, arriscou que um deles se formava no continente e outro no mar. As dúvidas em relação a esses fenômenos climáticos têm duas causas: a empírica (pela falta da experiência) e a conceitual (pela falta de conhecimento linguístico). Os gaúchos sabemos o que seja um redemoinho, um pé-de-vento (com hífen, mesmo que o VOLP normatize que não).
Abaixo, transcreverei o que Houaiss define como ciclone, tornado, furacão e quejandos (essa palavra significa "que ou que é da mesma natureza, do mesmo jaez").
ciclone s.m 1. MET centro de baixa pressão atmosférica que se caracteriza pelo movimento intenso de corrente de ar, as quais convergem dos bordos para o centro e se deslocam para fora a alturas mais elevadas da troposfera [..] 2. MET tempestade de ventos muito violentos que giram em turbilhão e se deslocam a grande velocidade 3. p. ex.infrm. vento devastador.
furacão s.m 1 MET espécie de ciclone, ventania devastadora; tempestade, tufão [Fenômeno comum na América Central, Flórida, Pacífico e Atlântico Norte, onde se caracterizam por ventos que chegam a alcançar o número 12 na escala de Beaufort.]
tornado s.m MET tempestade de grande violência representada por um núcleo ou nuvem em forma de cone no centro e que, girando velozmente, se afunila a partir de um pequeno diâmetro na superfície terrestre, onde derruba e arranca árvores, destrói construções, arrasa cidades etc.
tufão s.m 1 furacão nos mares do Oriente, esp. no da China 2. p. ext. vento muito forte; ventania, vendaval, pé-de-vento.
O que diferencia um ciclone de um tornado é pouca coisa. O conceito, per se, não é suficiente para evidenciá-la. A melhor resposta no Yahoo confunde ainda mais, uma vez que o ciclone, quando ocorre no mar, vira tornado, ou tromba d'água.
Como ninguém é louco para querer viver perigosamente uma experiência no meio de um ciclone ou de um tornado, continuemos ignorantes e saudáveis.
Agora me lembro de Gibran Kahlil Gibran, escritor libanês, que escreveu para o homem amar as tempestades, em vez de fugir delas. Sim, as tempestades "que matam as flores, mas nada podem contra as sementes". Gibran era poeta.

Nenhum comentário: