sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROFESSOR EUGÊNIO

Nesta noite, fui à URI. Assisti a duas aulas de Língua Portuguesa com o professor Eugênio. Uso da vírgula. Esse estudo é necessário para quem, cedo ou tarde, pretende produzir texualmente (se já não o faz aos trancos e barrancos). Muitos escrevem, mas poucos sabem escrever bem. Raros os que não cometem erros crassos na colocação da vírgula, como separar o sujeito do predicado.
O professor Eugênio, disse-nos há pouco, considera seu trabalho uma distração, um prazer. O homem é incansável. Tenho uma admiração discipular por ele. Mestre necessário num curso de graduação, especialmente aos universitários que se rebelam contra a gramática, entusiasmados com as ideias revolucionárias da Sociolinguística. Sonham, porque não compreenderam a principal dicotomia saussureana: langue versus parole. Contra o sonho, a realidade.
No final das aulas, o professor transcreveu um poema no quadro, para mostrar as mudanças de sentido, apenas mudando a pontuação.
.
Três belas que belas são
Querem que por minha fé
Eu diga qual delas é
Que adora o meu coração
Se consultar a razão
Digo que amo Soledade
Não Lia cuja bondade
Ser humano não teria
Não aspiro à mão de Iria
Que não tem pouca beldade
.
Qual a pontuação posta por:
1 - Soledade
2 - Lia
3 - Iria
4 - o rapaz.

Nenhum comentário: