sábado, 4 de julho de 2009

CULTURA (ZERO HORA)

O caderno Cultura do Zero Hora deste sábado traz como manchete de capa Jayme Caetano Braun: O legado do pajador. Páginas 2 e 3, excelente matéria sobre um dos maiores escritores latinos-americanos, o uruguaio Juan Carlos Onetti. Páginas 4 e 5, Jayme Caetano Braun: Dez anos depois da sua morte, aos 75 anos, o inimitável pajador de Bossoroca continua sendo reverenciado... Página 6, uma entrevista com o escritor português Antonio Lobo Antunes (que o Juremir Machado da Silva acha melhor que Saramago). Confesso que ainda não o li. Página 7, um novo livro sobre Borges, de autoria de Solange Fernández Ordóñez, com destaque para o gosto do escritor pela cultura oriental. Página 8, Sayonara Pereira escreve sobre a bailarina Pina Bausch, que revoluniocou a linguagem da dança moderna. Uma das melhores edições do Cultura.
.
Outra matéria que me chamou a atenção foi do Segundo Caderno, página 4: O apóstolo da Evolução. "No 'ano Darwin', o grande nome da 7ª Festa Literária Internacional de Parati é Richard Dawkins, um dos principais responsáveis pela popularização do neodarwinismo". Sou fã de Dawkins, não pelo seu ateísmo famoso, sua luta contra o mal das religiões, mas porque escreve livros que me arrebataram, como O gene egoísta, O rio que saía do Éden e o Relojoeiro cego... Aguardo seu novo A Grande História da Evolução - Na trilha de Nossos Ancestrais.
.
Na página 38, do caderno Geral, a seguinte manchete me interessou: Projeto proíbe lavar carros e calçadas. "O costume de lavar a calçada ou o automóvel em via pública com água potável poderá ser proibido. Está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia do Estado um projeto que torna as duas práticas ilegais." Aplaudo esse projeto do deputado Giovani Cherini. Dia 21 de dezembro de 2008, insinuei algo parecido com a postagem Torneiras Fechadas, mesmo título da matéria do ZH.
.

Nenhum comentário: