quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

DARWINISTA CONVICTO

Desde antes de ler A origem das espécies, já sabia sobre a teoria evolucionista por outras leituras. Um pró-darwinista por intermédio de Stephen Jay Gould (O polegar do panda e O sorriso do flamingo). Um pós-darwinista por intermédio de Richard Dawkins (O gene egoísta, O relojoeiro cego e O rio que saía do Éden).
Will Durant, historiador e filósofo norte-americano, escreve: "Copérnico reduzira a Terra a grão de poeira entre as nuvens, Darwin reduziu o homem a um animal em luta para uma transiente dominação do globo. Deixou o homem de ser o filho de Deus; passou a filho da luta, com suas guerras crudelíssimas a espantarem os mais ferozes animais. A espécie humana não era mais a criação favorita duma deidade benevolente, e sim, uma espécie simiesca, que os azares da mutação e da seleção ergueram a precária dignidade, e que a seu turno está destinada a ser superada e desaparecer".
Sou suspeito em expressar uma opinião sobre Charles Darwin, naturalista que quebrou paradigmas milenares. Seu livro A origem das espécies é a maior realização científica de todos os tempos.
Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809. Publicou A origem das espécies em 1859.

2 comentários:

Cris Michelon disse...

Mas um darwinista clamando contra a violência das religiões é a imagem mais completa e perfeita da impostura intelectual.

Um desafio para vc, pegue o selo “um blog cheio de atitudes”. Passe no meu blog e pegue-o.
Abraço carinhoso

Ivan Zolin disse...

Froilam!

O Darwinismo, explica a evolucäo dos seres vivos, essa teoria já está consolida.

O tema que desejo voltar contigo é o ensino público em Santiago.
Uma nova Universidade Pública Federal UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)já foi criada (está no congresso para aprovar) prevé campusns em várias cidades.
A pergunta é: Santiago näo acredita que pode ter uma Unidade de ensino püblica Federal, seja escola técnica profissionalizante ou univesitária?

Sobre a teoria de Darwin,as vezes disconfiu da evoucäo humana. sua teoria näo prova a origem da vida mas sima evolucäo. "Origem das Espécie" mostra como esses grupos surgem, basicamente é a necessidade de adaptacáo para sobreviver. Isso justifica certos comportamentos humanos.

Zolin

p.s.: Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) será uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Sua criação encontra-se em tramitação no Congresso Nacional brasileiro.

A UFFS funcionará com estrutura multicampi. Além da sede em Chapecó (SC) estão inicialmente previstos outros quatro campi: em Cerro Largo e Erechim, ambos no Rio Grande do Sul; e nos municípios de Laranjeiras do Sul e Realeza, sudoeste do Paraná.