segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PROTESTO PELOS POETAS

Há uma uma tendência em nossa blogosfera, um "viés capcioso",
que é de debochar dos poetas santiaguenses, vivos ou mortos. Poeta é um sujeito (no sentido bakhtiniano) que interfere esteticamente no discurso melhor do que ninguém. Falar ou escrever em prosa é fazer muito simples, quero ver produzir um texto com literariedade, com elementos que caracterizam a poesia, entre os quais o ritmo e a conotação. Em respeito aos que já se foram (Manoel do Carmo, Sílvio Duncan, Zeca Blau...) e aos que vivem em nosso meio (Oracy Dornelles, Alessandro Reiffer, Terezinha L Tusi...), poetas na melhor acepção da palavra, protesto contra certos blogueiros que ridicularizam o nobre epíteto de nossa cidade (Terra dos Poetas). Felizmente, o prefeito Ruivo está levando a sério uma aposta na cultura.
A partir do comentário do Júlio Prates, faz-se necessário este escrito posterior: obviamente, a cultura não se reduz à produção poética. Uma aposta na cultura, isto é inquestinável, inclui a poesia aqui produzida. Como falar em cultura se os nossos poetas são ridicularizados por pessoas que também conduzem o processo cultural (ou querem assim parecer). Mas o que suscitou minha postagem não foi o blog do Júlio, cujo arrazoado contra nossos poetas já conhecemos por sua criticidade bem fundamentada.

4 comentários:

Júlio César de Lima Prates disse...

Caro Froilam, que reducionismo vc faz de reduzir à cultura a algumas manifestações poéticas. Cultura são todas as manifestações individuais ou coletivas produzidas pelos artesões, grafiteiros, pintores, grupos de danças, bandas e conjuntos, escritores, blogueiros, jornalistas, radialistas, gaiteiros, violonistas, pianistas, letristas, declamadores de versos, professores de história e letras, aluno desses cursos, folcloristas, capoeiristas, ação de lideranças religiosas (sim, o umbanda integra a cultura tanto quanto o espiristimo e o catolicismo) manifestação de fé (cultos populares ligados a antropologia das religiões - veja o caso do russo) tudo isso é cultura. Cultura não é poesia, embora a poesia seja parte integrante da cultura. Poesia é apenas uma manifestação de arte. O que vc presica aceitar é o direito de criticarmos alguns estilos poéticos e não existe relação direta entre a questão da cultura e o epíteto Terra dos Poetas, com o qual discordo. Mas é um direito meu achar que isso é um reducionismo, primeiro, porque associar poesia a cultura é restringir ao execesso o entedimento do que seja cultura. Segundo, não estou convencido de que tenhamos tantos poetas bons ponto de gerarmos um bairrismo oficial fazendo apologia ao que não somos. Terceiro, o prefeito - segundo me disse - quer organizar e incentivar a Cultura e não uma panelinha de poetas.

Júlio César de Lima Prates disse...

Eu adoro Poesia, Froliam, mas de Poetas.

Ivan Zolin disse...

Froilam!


Näo creio em manifestacöes culturais que mantem o que ai está. Com isso näo estou defendendo uma cultura engajada (como alguns poderiam pensar num primeiro momento), questiono também essa "indústria cultural" da pós-modernidade.

Cultura por sua natureza é transformacäo e essa näo ocorre sem rupturas, no mais é preciosismo e vaidade pessoal.

Cultura se faz por necessidade de dizer "algo".
Saramago após receber a notícia do Premio Nobel respondeu a ser questionado porque escrevia.
As pessoas escrevem desde muito antes de surgir o premio, em outras palavras, näo escrevo para ser premiado e sim por necessidade.

Zolin

Anônimo disse...

Prates.. vai aprender a usar crase antes de criticar alguma coisa ou alguém...