domingo, 22 de fevereiro de 2009

O HOMEM SUPERIOR

ABAIXO TRANSCREVO UMA DAS PASSAGENS QUE MAIS GOSTO DO ASSSIM FALAVA ZARATUSTRA, DE F. NIETZSCHE:
Quando, pela primeira vez, estive com os homens cometi a estultícia do solitário, a grande estultícia: dirigi-me à praça pública.
E como me dirigia a todos, não falava a ninguém: à noite tinha por companheiros andarilhos e cadáveres; eu próprio mais parecia um cadáver!
A nova manhã trouxe-me uma outra verdade: aprendi a dizer: "Que me interessam a praça pública, o populacho e as orelhas compridas do populacho?
Homens superiores, aprendei isto comigo: em praça pública ninguém acredita no homem superior. E se teimais em falar lá, o povo diz: 'Todos somos iguais'.
Homens superiores - assim diz o populacho: - não há homens superiores: somos todos iguais; perante Deus um homem não é mais do que o outro: somos todos iguais!
Perante Deus! Porém esse Deus morreu; e perante o populacho nós não queremos ser iguais.
Homens superiores, fugi da praça pública!
.
O que é refúgio e o que é "praça pública" em nossa blogosfera?

Um comentário:

angel disse...

Difícil, meu amigo!
Difícil como separar o joio do trigo. Atualmente está cada dia mais difícil diferenciar o "certo" do "errado".A grande praça hoje é a mídia, principalmente a televisiva e o populacho todos os queridos "telespectadores". Não fazer parte do populacho é ser o sábio de hoje. Não ser um discípulo dos tantos "falsos" cantores e artistas é já uma tarefa hercúlea. Manter-se fiel aos seus princípios de ser ético é mais difícil que todas as tarefas de Hércules.
Ótima semana pra você.
Angel