quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

POEMA-PIADA

O poema-piada é um gênero poético. Muito criticado por Mário de Andrade, fez fama na pena de Oswald de Andrade. Em seu primeiro livro, Alguma poesia, o grande Carlos Drummond de Andrade também recorre ao poema curto, com humor. Para não ficar apenas nos Andrade, cito nosso Mário Quintana:
A morte é a libertação total:
a morte é quando a gente pode,
afinal, estar deitado de sapatos.
.
Muitos de meus poemas se classificam nesse gênero:
.
graffite
.
no muro da esquina

havia
uma putice
que dizia
engraçado
é dançar pelado
..................de sapato

.
diad'ódio
.
hamas
odeia

2 comentários:

Anônimo disse...

Como vai Poeta!É uma satisfação acompanhar esse movimento dos Blogs de Santiago. Tenho que ver de perto como se faz para sentir o cheiro da maçanilha. Sobre POEMA-PIADA, sinceramente, acho o adjetivo um tanto pobre, infeliz e desaboroso como a imitação de um filé ao molho madeira feito feito com vinho barato, e olha, pelo menos de comida, eu entendo.rsrs. Abraço. Cácio Machado

Jéssica disse...

Gostei do post, me ajudou um pouco para que eu saiba bem o que é um Poema-Piada. Parabéns também pelo seu poema. Bem escrito, principalmente por ter as características do Modernismo.