sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

GRANDES POETAS

Certamente, o Oracy, o Reiffer, o Júlio Garcia, entre outros poetas santiaguenses discordarão desta minha escolha, mas o faço com outros fins que não o de cotejar gostos ou grandezas. Para mim, entre os maiores poetas brasileiros, três nomes são obrigatórios: Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e Carlos Nejar. Coincidentemente, todos posteriores à grande revolução estética do Modernismo. Mas o aspecto que me interessa nesta postagem é de destacar a principal atividade profissional de cada um dos três.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - funcionário público exemplar.
JOÃO CABRAL DE MELO NETO - diplomata sério.
CARLOS NEJAR - Promotor de Justiça.
oo
A relação de poetas que fogem à esteriotipia caracterizada pelo Júlio Prates é extensa. Inclusive entre os românticos. Portanto...

3 comentários:

Al Reiffer disse...

Sem dúvida, são três grandes poetas, embora eu apenas coloque o Drummond entre os maiores do Brasil. Mas, obviamente, a questão do gosto poético não se discute. E de fato, um poeta pode ser tudo o que o Júlio disse, como pode não ser nada daquilo, seja ele romântico ou não. Como eu disse a ele por e-mail, um poeta é aquilo, mas também é muito mais. E pode ser o muito mais sem ser aquilo. Assim como qualquer definição de arte será sempre insuficiente, da mesma forma é a definição de um artista. O próprio Álvares de Azevedo, tido como o mais radical de nossos romãnticos, levava uma vida relativamente comportada, sendo um estudante de direito sustentado pela boa situação financeira dos pais. Seus desregramentos estavam muito mais em suas obras. Talvez, se vivesse mais, tivesse posto em prática seus desejos. Mas o fato é que não o fez, e isso não o impediu de ser o grande poeta que foi. O mesmo pode ser dito de Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos, para ficarmos somente no Brasil. Quando se fala de poesia, qualquer conceituação é falha. O poeta verdadeiro transcende a todas.

JÚLIO GARCIA disse...

Prezado Froilan, ao contrário do que imaginas, não discordo nenhum milímetro de tua escolha: admiro e leio seguidamente os três poetas que citastes, especialmente o Carlos (gauche) Drummond de Andrade, e muitos outros... Tenho, inclusive, obras dos três em minha modesta bibioteca.

Abraço,
JG

JÚLIO GARCIA disse...

E.T.: Como te dizia, reconheço em Nejar um dos nossos - sem nenhuma dúvida - grandes poetas. Aliás, postei hoje dois poemas dele no meu blog.
Abs,
Júlio Garcia