quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

RUADOSPOETAS - ANTOLOGIA II

OOOOOOOOOOOOAPRESENTAÇÃO
oo
oooEsta Antologia 2 reúne os novos homenageados na Rua dos Poetas (quadra entre a Benjamin Constant e a Júlio de Castilhos). A plêiade é constituída por Filinto Charão, Aureliano de Figueiredo Pinto, Ney Aramy Dornelles, Adelmo Simas Genro, Manoel Vargas Loureiro, Oneron Jornada Dornelles, Antero Amaral Simões, Rivadavia Severo, Guirahy Pozo, Arno Gieseler e Juvenil Eurides Dorneles Nunes.
oooNascidos aqui ou vindos de fora, eles se notabilizaram com a cidadania santiaguense, produzindo obras referenciais e artísticas. Como poeta, cronista, historiador, romancista, escultor e músico, contribuíram para o enriquecimento cultural do nosso município. Impressos no bronze e neste livro (a partir de hoje), seus nomes ganham o destaque já perpetuado na memória dos parentes, amigos e conhecidos.
oooPor que incluir autores de outras expressões estéticas na Rua dos Poetas? Certamente, perguntarão com inocência os distraídos, e com arrazoado os cartesianos. Há duas respostas, conforme a exigência da inquirição. Para uns, dir-se-á que, não havendo espaço projetado para outras artes (ou gêneros), foi ampliada a homenagem a seus autores mais reconhecidos. Para outros, argumentar-se-á que tal inclusão se submete ao novo paradigma do século XXI, da complexidade: tudo se inter-relaciona, numa tessitura holística e necessária.
oooUma comissão especial, formada por representantes de diversas instituições, escolheu os nomes acima. Sob a coordenação da Secretaria de Educação e Cultura de Santiago, esta antologia foi organizada com o material cedido pelo Dr. Valdir Amaral Pinto, pelos familiares dos homenageados e por outras pessoas solidárias com o grande projeto. A capa revela o traço inconfundível do artista plástico Otelo Ribeiro. As partituras para piano foram compostas pelos músicos Roger Daniel Hartwig e Mário Jorge da Silva.
oooAo trabalho magnífico da Rua dos Poetas, coordenado pela Secretaria do Planejamento, junta-se este livro, como parte do todo (que representa uma parte da cultura em seu amplo significado).
oo
ooooooooooooooooooooooooooooooooooFroilam de Oliveira
ooooooooooooooooooooooooooooooooooDezembro de 2008

Nenhum comentário: