terça-feira, 25 de novembro de 2008

INEGÁVEL SEMELHANÇA

MANOEL DE BARROS

FABRÍCIO CARPINEJAR
oo
Esses dois poetas se parecem inegavelmente. A mesma forma de quebrar a semântica, com a inserção de frames estranhos ao discurso. Basta comparar os excertos abaixos, retirados de O livro das ignorãças (azul), do mato-grossense, e de Biografia de uma árvore (laranja), do gaúcho, filho de Carlos Nejar e de Maria Carpi.

"Poesia é quando a tarde está competente para dálias. É quando ao lado de um pardal o dia dorme antes. Quando o homem faz a sua primeira lagartixa. É quando um trevo assume a noite E um sapo engole auroras"
oo
"O fogo é uma noz que não se quebra com as mãos"
oo
"Para entrar em estado de árvore é preciso partir de um torpor animal de lagarto às três horas da tarde"
oo
"A literatura não prestou para me entender.
Como uma árvore à beira da maré,
estou comovido de espuma."
oo
"Ontem choveu no futuro"
oo
"Meus pais estão no futuro"
oo
"Bernardo é quase árvore.
Silêncio dele é tão alto que os passarinhos ouvem
de longe"
oo
"Legendar a conversa dos pássaros ao amanhecer,
esticar o arame do violino,
restaurar o som dos peixes com o veludo dos pés"
oo
"Conheço de palma os dementes do rio.
Fui amigo do Bugre Felisdônio, de Ignácio Rayzama
e de Rogaciano.
Todos catavam pregos na beira do rio para enfiar
no horizonte"
oo
(Essa dos pregos é extraordinária)
oo
"Gritar nos ouvidos da claridade até surgir relâmpagos"
oo
Não tenho razão? Essa semelhança merece um estudo.

Nenhum comentário: