quinta-feira, 11 de setembro de 2008

VERTIGEM E ENCANTAMENTO

Os textos da Erilaine são inconfundivelmente poéticos. Metáforas puras, prosopopéias... Profundidade que provoca vertigem e encantamento (não necessariamente nessa ordem). Nada que se assemelhe pela poesia na Terra dos Poetas. Eis um belo exemplo:


"CHAMADO"

"Entre o som e o silêncio um óvulo é fecundado. Surge uma fagulha sobre a terra lavrada pela chuva. Nesse chão, berço da raíz que sustenta a carne, nascem ervas e vozes.
"Muitos abandonam a terra original e sofrem de uma fome inquietante, não explicada, quase imperceptível. É a miséria de não se entender vegetal. É o egoísmo de não ser parte.
"A terra estranha a tua mão, não quer dar de si. Sabe que não vais voltar para adubá-la. Tua sepultura é ao pé de tua raiz.
"Sofres, sem imaginar que foi teu próprio punho a te ceifar. Choras, sem saber que a dor que sentes é a mesma do que vive amputado. É teu o destino da flor arrancada: ser admirado pela beleza seca.
"Viram luas, as marés descem e sobem, ciclos se completam. Retorno é teu desejo. A terra ainda que não veja, se move e crepita, ainda, entre o som e o silêncio. Ela é irmã de todas as outras terras por onde teus pés andaram, filha das mesmas estrelas que te cobriram. Ao seu chamado, tu atendes e nem sabes. Tudo é mistério rondando as tuas entranhas. É enigma, porque não aprendestes a ouvir."
Erilaine Perez

Nenhum comentário: