segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CONCORDÂNCIA

Os erros de concordância são mais comuns do que sequer desconfia aquele que produz textualmente. Na postagem abaixo, fui corrigido quanto à concordância em a maioria dos poetas santiaguenses necessita evoluir muito. O que escreve o professor Cláudio Moreno sobre o assunto:
concordância com "a maioria"
Um leitor que foi batizado com o estranho nome de "Escritório Modelo" quer saber qual a forma correta: "a maioria dos eleitores votaram ou votou neste candidato"? Alega que sempre achou que o verbo deveria concordar com maioria, mas notou que os jornais fazem a concordância utilizando-se do plural votaram.
Meu caro Escritório Modelo (é ruim! já que não veio com nome de gente...): eu prefiro concordar com o NÚCLEO do sujeito: a MAIORIA dos alunos VOTOU, GRANDE PARTE dos deputados se ABSTEVE. Contudo, como a atenção do falante é fortemente atraída pelo modificador do núcleo, é também comum - e aceita pelos gramáticos tradicionais - fazer a concordância com este elemento periférico: a maioria dos ALUNOS VOTARAM. Eu me sinto mais seguro com a primeira, que é sempre indisputável, mas muita gente prefere a segunda. Dá uma lida no que escrevi sobre
a maioria dos homens, pois lá faço alguns comentários sobre este tópico. Abraço.
Prof. Moreno

Nenhum comentário: