segunda-feira, 21 de julho de 2008

O QUE É POESIA?


Poesia é algo que excede o “eu” do poeta transfigurado em metáforas. Afora o aspecto formal, lingüístico, o que caracteriza a poesia em sua essência é o sentimento. Não sou poeta porque escrevo versos, com ritmos e rimas, mas porque sinto diferentemente o pulsar da vida em cada coisa, em cada ser presente. Sou poeta desde antes de escrever uma palavra, porque a contemplação não necessita de uma estrutura textual. Desde que me conheço por gente, vejo de uma maneira especial (e indescritível) o sol nascente, o azul das manhãs, as borboletas com semeadura nas asas, as flores do campo... Apenas por isso sou poeta. Busco a doçura no improvável com uma ingenuidade que os broncos não percebem. Se não a encontro, então, escrevo minha insatisfação no papel em branco – espectro de fogo dissipado. De outra forma, caso encontre o que procuro, registro minha alegria. As palavras são sempre uma catarse de emoção maior, de prazer ou de dor. Pequena flor que se abre entre as pedras, cuja fragrância remete seu observador a uma nova estação. A sensibilidade de um temperamento poético, os outros a percebem no poema, significante que constitui significado. Mais do que originalidade e beleza, condições precípuas de sua aparição dissimulada, poesia é um “eu” que continua inatingível.

Nenhum comentário: