sábado, 12 de abril de 2008

OUTRAS DE ADORNO

"O olhar voltado para possíveis vantagens é o inimigo mortal da formação de relações compatíveis com a dignidade humana em geral"
oo
"Não menos perigoso são os reflexos do poder, lacaios, aduladores e parasitas, que se fazem solícitos a quem está melhor situado"
oo
"A objetividade nas relações humanas, que acaba com toda ornamentação ideológica entre os homens, tornou-se ela própria uma ideologia para tratar os homens como coisas"
oo
"Progresso e barbárie estão hoje, como cultura de massa, tão enredados que só uma ascese bárbara contra esta última e contra o progresso dos meios seria capaz de produzir de novo a não-barbárie"
00
(Citando Nietzsche, que acusa o cristianismo de mitologia:) "O sacrifício expiatório, e na sua forma mais repugnante, mais bárbara, o sacrifício do inocente pelos pecados dos culpados! Que paganismo horrendo!"
oo
"Na competição imperialista, a situação da Alemanha, em termos de matérias-primas disponíveis e de potencial industrial, era desesperadora, na guerra como na paz. Para reconhecer isso, todos eram estúpidos demais e ninguém o era. Entregar-se à luta final da competição significava saltar no abismo, e assim empurraram-se para ele em primeiro lugar os outros, na crença de que com isso seria possível evitá-lo"
oo
"A inclinação para o ocultismo é um sintoma da regressão da consciência. Esta perdeu a capacidade de pensar o incondicionado e de suportar o condicionado"
oo
"Após milênios de esclarecimento, o pânico abate-se de novo sobre uma humanidade cuja dominação sobre a natureza tornada dominação sobre os homens excede em horror tudo o que em qualquer época pudessem temer na natureza"
oo
"A absurdidade do real é reproduzida pela da astrologia (assim que escrevo também, com "a" minúsculo), que exibe as opacas conexões entre elementos estranhos - nada mais estranho que as estrelas - como um saber sobre o sujeito"
oo
(Os ocultistas) "Fazem o maior alarido em torno do materialismo, mas querem pesar o corpo astral. Os objetos de seu interesse devem ao mesmo tempo transcender a possibilidade da experiência e ser experimentado"
oo
"A dialética originou-se na sofística, um procedimento de discussão destinado a abalar afirmações dogmáticas e, como diziam os promotores e os cômicos, a transformar a palavra menor na mais forte. Posteriormente, ela se desenvolveu, em face da philophia perennis, como método perene de crítica, asilo de todos os pensamentos dos oprimidos"

Nenhum comentário: