domingo, 20 de abril de 2008

OLIVEIRA, MACHADO...

Em edição passada do Expresso Ilustrado, confessei que gostaria de me assinar Machado, com base na tradição que registra o sobrenome do pai por último. Tradição à parte, o que este colunista teria de Machado nas veias? A mesma percentagem que tenho de Oliveira, Franco, Soares, Colpo, Fiorenza, Zausa e Crestani (considerando-se apenas os sobrenomes dos meus avós paternos e maternos). No mínimo, meu nome deveria incluir a relação acima. Geneticamente falando, recebi um lote contendo 23 cromossomos do meu pai e outro lote destes da minha mãe. Os 50% paternos, todavia, foram rotulados de Oliveira, herdado do vô Fermino, e Soares, herdado da vó Francelina. Segundo essa subdivisão, eu teria 25% de características herdadas dessas famílias. Outras duas famílias foram descartadas, embora com a mesma influência hereditária: Machado (avô) e Franco (avó). Dessa forma, a percentagem cai para 12,5%. O mesmo ocorreu com os meus avós: ambos descartaram dois sobrenome em seus registros: geralmente, os primeiros de seus pais. Assim, os 50% deveriam ser subdivididos por 8. Como o mesmo se deu com meus bisavós, a subdivisão continua. Para encurtar essa lengalenga, quanto mais recuar na constituição genética de meus ascendentes (paternos ou maternos), mais reduzida se torna a percentagem de cada família na minha constituição. Na realidade, a percentagem de “sangue” dos Oliveira ou dos Machado é exatamente a mesma dos Pereira, dos Crestani e de tantos outros sobrenomes descartados ao longo das gerações passadas. Isto é, 0,001%. A convenção social não anula as características genéticas. Tenho uma parcela de todas as famílias de meus antepassados, desde sabe lá quando. O Oliveira (ou qualquer outro sobrenome) acrescido ao Froilam não passa de mera referência a uma das famílias a que pertenço hereditariamente. Por uma minúscula percentagem de 0,001, sou parente consangüíneo de todos os santiaguenses. Pensem no avanço civilizatório que a internalização desse conhecimento propiciaria aos homens.

Nenhum comentário: