segunda-feira, 14 de abril de 2008

IDÉIAS VERSUS SENTIMENTOS

A coluna Rincão dos Machado chamou a atenção de duas pessoas: Mara Lúcia Soares e Laurindo Machado. A Mara é minha prima de segundo grau, irmã do Antônio Carlos, o Tonico. Nossa amizade resistiu a distância, até assinarmos um contrato social que a excluía numa de suas cláusulas egoístas. Hoje ela reside em São Vicente do Sul. Seu e-mail elogioso me pede para escrever mais sobre a grande família, aproveitando a memória privilegiada da tia Cela. Laurindo Machado é parente também: bisneto de Laurindo José Machado (meu trisavô). Ligou para me pedir dados pertinentes a nossa árvore genealógica, conhecimento interessante para quem é o festeiro responsável pelo Encontro dos Machado este ano (dia 26 de abril).
Ao longo de cinco anos em que escrevo para o Expresso, transitando pelas temáticas mais diversas, percebo que os textos que provocam uma atitude dialógica são crônicas que falam de pessoas, fatos, tempos e lugares que marcaram minha vida, ligados a alguns do leitores. Outras vezes, artigos cuidadosamente elaborados, com estilo e conteúdo, sequer me rendem um comentário. Não tenho dúvida qual a preferência entre idéias e sentimentos. No entanto, tal certeza não é suficiente para que eu me livre do paradoxo.

Nenhum comentário: