domingo, 7 de outubro de 2007

O MITO DA "LOIRA BURRA"


A piada da "loira burra", tão ao gosto das morenas, denuncia uma campanha subliminar para puxar o tapete de quem é o protótipo universal da beleza feminina. Na verdade, a "loira burra" é uma morena. Tudo começou na Roma (a genealogia é muito importante). Desmond Morris escreve em seu A mulher nua: A terceira esposa do imperador Cláudio, a ninfomaníaca Messalina, gostava de fazer sexo com estranhos. Para não ser reconhecida e atrair mais facilmente suas "vítimas", saía para a sua caçada noturna usando uma peruca loira, exclusiva das prostitutas romanas. Outras damas logo passaram a imitá-la na cor dos cabelos, e os legisladores foram incapazes de reprimir a nova moda. A obrigatoriedade do uso da peruca loira para as prostitutas caiu por terra, mas um elemento de fraqueza e abandono hoje associado às loiras sobreviveu ao longo de séculos, ressurgindo como o reverso da imagem de virginal inocência. Geralmente, a diferença que se estabelecia era a seguinte: loiras verdadeiras são anjos e loiras falsas são promíscuas. O fato de as loiras artificiais terem muito trabalho para parecer atraentes significava que o sexo ocupava sua mente por muito tempo, e a loira falsa se reproduziu em diferentes arquétipos: garota fácil, bomba sensual, prostituta, bonequinha de luxo, loira burra.
000
Um argumento de autoridade em favor das loiras (que se fundamenta apenas na imagem) ocorre na festa do Oscar nos Estados Unidos: Nicole Kidman. As outras mulheres quase desaparecem, ofuscadas pela beleza loiríssima (ou ruivíssima, pois não vejo diferença estética entre as duas) da australiana.

3 comentários:

Adriana Parise disse...

Boa noite!!!
Adorei o texto da "loira burra". A inteligência tanto da mulher como do homem, não pode ser analisada somente pelo físico da pessoa,se a mesma está bem vestida na opinião de muitos é considerada inteligente, ou bem apessoada, que para muitos já é tido como intelectual. Hoje o ser humano é avaliado por sua capacidade de exercer funções que muitas vezes nem lhe cabem no currículo escolar que tem, pois muitos deixam a escola cedo por falta de condições. Ser inteligente significa viver dignamente e dar valor as coisas simples da vida. Beijos!!!!

Elis Minozzo disse...

Muito bom, enfim alguém defende as loiras!!! Somos apenas como todas as morenas, é claro que mais bonitas hehehe.....

Aurêh disse...

Essas frases feitas que tentam dizer que a inteligência não se mede por raça são burras. É claro que interfere, genética controla tudo, inclusive o cérebro. Temos, é claro, que saber distinguir as diferenças, mas que cada raça tem uma tendência bem diferenciada da outra, é fato. Vejamos o reino animal (irraciional), afinal, também somos animais.