segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A MAIOR IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Adriana Parise, em seu último post, escreve sobre a importância da leitura. A primeira coisa que define, "Ler é viajar", coincide com o título de um texto que publiquei no Letras Santiaguenses há dez anos. Lembro desta passagem: Depois de trinta e muitos anos de quase sedentarismo, desenvolvi uma forma alternativa de "viajar", não só para lugares diferentes, como para outros tempos. A leitura me proporciona essas "viagens" fantásticas. Espera aí, vou procurar o texto. Já volto. (Depois de cinco minutos.) Voltei. Transcrevo as últimas linhas: Como leitor, imito aqueles que saem pelo mundo a pé, numa motocicleta, num barco, num avião monomotor. O único inconveniente dessas aventuras é o fato de realizá-las sozinho. Preciso da companhia de meu semelhante... com quem eu possa dividir o prazer do conhecimento. A Adriana faz uma extensa relação dos benefícios da leitura, inclusive aquele que reputo ser o mais significativo: em determinado estágio de sua evolução cognitiva, o leitor é motivado intimamente por uma necessidade imperiosa de também expressar suas idéias. Sem leitura, podemos senti-la vez ou outra, mas satisfazê-la que é bom... neca! Um exemplo: todos os blogueiros de Santiago somos leitores!

Um comentário:

Adriana Parise disse...

Bom dia!!! Gosto muito de ler o que vc escreve, acho sua maneira de colocar as palavras muito significativa... Obrigada pelo comentario no meu e no seu blog.Acabou de ganhar mais uma fã das suas leituras.
Beijos!!!!!