segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Uma das conversas entre os blogueiros no encontro de ontem foi a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio e a falta de professores com cursos superiores nessas disciplinas. A proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE) visa desenvolver nos alunos seu espírito crítico - uma grande idealização que poderá fracassar em seus objetivos. Entre as razões para essa perspectiva, posso citar a vacuidade acima expressa. A demanda de professores formados em Filosofia e Sociologia não será atendida tão cedo pelas universidades (que, por sua vez, não dispõem de um quadro docente capacitado nas ciências humanísticas). A improvisação de professores para atender esse acréscimo curricular se somará à quase inexistência de bibliografia adequada ao ensino médio. Sem menosprezar os licenciados em Pedagogia, por exemplo, duvido que sejam capazes de orientar conhecimentos que exigem muita leitura, não apenas da história da Filosofia, mas também dos pensadores que a conduziram desde as colônias gregas, na Ásia Menor, há 26 séculos, ao mundo virtual contemporâneo. Da mesma forma, com relação à Sociologia. Corre-se o risco de desenvolver uma profunda ojeriza no alunado, muito mais propenso, ou à objetividade, ou à alienação (de raízes históricas). É risível o otimismo de certas autoridades que pensam ter descoberto a pedra filosofal da educação brasileira. Uma delas assim se expressa: "Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade". Tal superestimação caracteriza a tendência idealizadora de nossos homens públicos, que pensam ser extremamente fácil lançar pontes entre o ideal e a realidade. Nossa conversa no encontro dos blogueiros não enveredou tanto para essas questões, uma vez que assuntos mais instigantes entraram na pauta.

3 comentários:

Patricia disse...

Olá!!!Não pude comparecer ao encontro de blogueiros,mas já estou sabendo dos planos e podem contar comigo...É que na semana farroupilha eu esqueço do resto das coisas...Bjus,tenha um ótimo dia...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quais instituições de ensino o senhor tem em mente quando afirma que as "(...) univesidades (sic)... não dispõem de um quadro docente capacitado nas ciências humanísticas"?

Creio que o senhor não teria razão ao assim se referir, por exemplo, ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, talvez seja sensato particularizar sua universal negativa, que, como o senhor deve saber, se verdadeira, não obstante implicar sua subalternada, necessariamente torna falsa sua contraditória, bem como sua contrária.