quinta-feira, 16 de agosto de 2007

ÚLTIMAS ANOTAÇÕES

Desde 1982, passei a desenvolver o costume de comprar uma agenda todo o início de ano para fazer um milhão de anotações. Seriam 25 agendas, não fosse o extravio de duas: 1983 e 1990. Há pouco tempo, tentei recuperar algumas coisas desses anos perdidos. A memória não me ajudou muito.
Procuro comprá-las com a capa diferente, o que facilita a consulta mais tarde (uma vez que sempre relaciono o ano com determinada cor ou imagem da capa). Guardo-as no lugar mais protegido da minha estante. Mais do que anotações, dentro delas há fotografias, poemas, recados, pena de pássaro, trevo de quatro folhas... Na agenda de 2007, capa azul-marinho, lisa, tenho anotado algo como:
"Os verdadeiros paraísos são os que perdemos" Proust
"O homem suporta melhor a vida na medida que aceita, estoicamente, o calvário de sua consciência" Froilam
"Os primeiros asilos foram criados na Grã-Bretanha pela aristocracia, a fim de impedir que seus membors 'desgarrados' dissipassem sua fortuna" Thomas Szaz
"A inteligência é uma categoria moral" Theodor Adorno
"Os limites da linguagem são os limites do meu mundo" Wittgenstein
"A obra de arte deve ser discutida e não apenas venerada" Walter Benjamin
"Que otros se jacten de las páginas que han escrito, a mim me enorgullecen las que he leído" Jorge Luis Borges
Numa página em branco, relaciono os livros adquiridos no corrente ano. Noutra, os filmes vistos.
Relação de aniversariantes. Relação de endereços (eletrônicos, inclusive).
Anotações:
"A rua é o melhor laboratório para se estudar as pessoas em seu habitat secundário, onde elas se revelam o mais autênticas possível, ainda que se ocultem..."
"Deus bafejava na minha fronte cheirando à bergamota..."
"Recebo carta de Larí Franceschetto"
"O homem, preso ao chão, inventou a roda e sobre ela a carreta, as estradas nasceram do sonho de ir mais longe com o tempo preso ao recavém..."
"As goiabas amadurecem sobre o muro da casa vizinha"
"Rosário corria entre as pedras e fazia o tempo fuir sob meus pés, um jiqui apanhou as cachoeiras do rio..."
"Quem é Carol Maria?"
"A professora Sara Cabral encerra suas aulas sobre Lingüística do texto"
"Massa ganha o GP de Bahrein"
"A poesia não está em Neruda com suas metáforas marinhas/ a poesia não está em Florbela com suas antíteses confessionais/ a poesia não está nos poetas/ como epifania de seus ais..."
"O vento sopra lá fora
aqui não me caibo dentro
de mim, com você agora
sorrindo em meu pensamento"
"Teus beijos são figo maduro, cereja madura
que caem na minha boca faminta dessa doçura"
"Dia mais frio do ano... às 8:15 h os termômetros do centro da
cidade marcam -1ºC "
"VICARIVS GENERALIS DEI IN TERRIS"

Um comentário:

Vivi disse...

Pelo que vejo ler suas agendas seria quase uma aventura...
Interessante esse teu habito.
Bem, me diz onde achou um trevo de 4 folhas???Eu procuro desde criança e nunca vi...rss.
Vai ver este estava esperando vc....

Bjos...

Ps.que bom que apareceu..andava sumido. Percebi.