quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O DESAFIO DA PINTURA

Desde menino nutri o sonho de pintar. Quando fui embora para Porto Alegre, em 1981, passei a visitar os museus e as galerias com freqüência. Desenhava no parque da Redenção. Tanto sabia dos quadros expostos no MARGS, quanto dos recantos do parque onde colocar meu cavalete. No ano seguinte, ingressei no Instituto de Belas Artes da UFRGS, curso de Artes Plásticas. Enquanto a turma desenhava uma máquina de moer carne, uma caveira de vaca, ou qualquer outro objeto colocado no centro da sala, eu fazia o esboço da minha colega do outro lado. Paralelamente aos trabalhos artísticos, lia muito sobre a história da arte. Se me encantei com as cores do Impressionismo, arebatou-me o discurso pictórico do Expressionismo. O pintor que melhor representa a fusão dessas duas escolas, conquanto sua independência criadora, foi Vincent Van Gogh. Antes de encerrar o primeiro ano de Artes Plásticas, abandonei a Universidade decidido a nunca mais desenhar ou pintar. Mas a paixão pela Pintura era algo inexplicável. Voltei aos pincéis em Curitiba. Mas não por muito tempo, uma vez que a leitura me despertava para a escrita. Com a Literatura descobri uma ponte mais acessível para a alteridade, para o outro.
Desde então, é isto: hoje escrevo, amanhã não escrevo e segunda-feira ninguém sabe o que será.
Antes de encerrar, faço uma brincadeira: vocês deverão me responder qual o título e quem pintou a seguinte obra?


4 comentários:

Vivi disse...

Gustav Klimt - "O Beijo"

Sumido!

( O sumido é para vc)

Anônimo disse...

Legal (e criativa) essa interatividade que criaste.
Beijos!

Rebeca S. disse...

Não vale! eu sabia!!!

O beijo, de Klimt (de Viena)

O meu quadro preferido dele é"SONIA KNIPS"

ps: Vou admitir que pedi pra minha mãe uma ajudinha!!

ps²: Ela é professora de artes, e formada em Artes Plásticas!! Beijo Saudades, até terça! Se Deus quiser!!!

Diego M. Neves disse...

Vim primeirmente agradecer o comentário.
Bem... Me deparei com um blog que exalta a arte, o que poucos sabem fazer com sucesso.
Apesar de admirar muito a pintura, não tenho muito talento para isso. Porém, nessa arte, minha preferência é pelos artistas renascentistas. Foi ótimo conhecer sua página. Em breve ela estará entre minhas favoritas, adicionada na minha página.

Abraço!