segunda-feira, 27 de agosto de 2007

CAIO FERNANDO ABREU

O melhor livro de contos do Caio é O ovo apunhalado, apesar da fama de Morangos mofados. Dois contos terminam com a palavra "quê". Nos poços: "E depois: no fundo do poço do poço do poço do poço você vai descobrir quê". O conto Para uma avenca partindo (título poético): "sim, sei, eu vou escrever, não, eu não vou escrever, mas é bom você botar um casaco, está esfriando tanto, depois, na estrada, olha, antes do ônibus partir eu quero te dizer uma porção de coisas, será que vai dar tempo? escuta, não fecha a janela, está tudo definido aqui dentro, é só uma coisa, espera um pouco, espera um pouco mais, depois você arruma as malas e as bolsas, fica tranqüila, esse velho não vai incomodar você, olha, eu ainda não disse tudo, e a culpa é única e exclusivamente sua, por que você fica sempre me interrompendo e me fazendo suspeitar que você não passa mesmo duma simples avenca? eu preciso de muito silêncio e de muita concentração para dizer todas as coisas que eu tinha pra te dizer, olha, antes de você ir embora eu quero te dizer quê". Interessante notar que a palavra "quê" não é seguida daqueles pontinhos piegas (chamados de reticência). Sem essa de reticência. Preciso, quero te dizer quê.

Nenhum comentário: