quinta-feira, 12 de julho de 2007

SUICÍDIO

A revista Filosofia, nº 11, traz como destaque de capa o suicídio (discutido por Platão, Hume e Camus). O artigo começa com a citação do conhecido argumento de Albert Camus, expresso em seu O mito de Sísifo: "Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: o suicídio. Julgar se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma questão fundamental da Filosofia. De resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem em seguida".
Entre as considerações dos pensadores, o artigo transcreve trechos da última carta deixada pela escritora inglesa Virginia Woolf, antes de provoar o suicídio ao entrar num rio com pedras nos bolsos. Outros suicídios são citados: Ernest Hemingway (grande romancisa norte-americano), Paul Lafargue (autor de O direito ao ócio), Kurt Cobain (líder da banda Nirvana).
Há recortes de estudos recentes sobre o assunto, como o do suicídio-espetáculo.
Fernando Pessoa escreveu:
Súbita, uma angústia...
Ah, que angústia, que náusea do estômago á alma!
Que amigos que tenho tido!
Que vazias de tudo as cidades que tenho percorrido!
Que esterco metafísico os meus propósitos todos!
Uma angústia,
Uma desconsolação da epiderme da alma,
Um deixar cair os braços ao sol-pôr do esforço...
Renego.
Renego tudo.
Renego mais do que tudo.
Renego a gládio e fim todos os deuses e a negação deles.
Mas o que é que me falta, que o sinto faltar-me no estômago
e na circulação do sangue?
Que atordoamento vazio me esfalfa no cérebro?
Devo tomar qualquer coisa ou suicidar-me?
Não: vou existir. Arre! Vou existir.
E-xis- tir...
E--xis--tir...

Nenhum comentário: