quinta-feira, 19 de julho de 2007

AULÃO NO SINAPSE

A Brisabel, coordenadora do cursinho, insistiu para que eu participasse do aulão, ainda que não houvesse preparado uma revisão no Power Point. Por que no Power Point? Não percebemos, os professores, o excesso de imagens visuais utilizadas, impondo um ritmo de informações (nem sempre coerentes entre si) que não permite um tempo para a reflexão, para o questionamento. Ainda não sabemos acerca da dominante sensorial de cada um dos alunos, por isso apelamos para os olhos, é mais cômodo, prende mais a atenção. Somos, pedagogicamente, arautos do sensasionalismo que condenamos na grande mídia. Hoje a sala de aula é um lugar onde se apagam as luzes, para entrar em cena o profeshow. Ao longo de duas horas, acompanhei meus colegas. Espanhol, Inglês, Filosofia, Biologia, Química, História... O aquecimento global constituiu-se na temática recorrente. Desisti de falar sobre os gêneros textuais, principalmente os literários (conto, novela, romance...). Como escreve o Veríssimo: poesia numa hora dessas! Ainda tentei conversar com algumas alunas. Deise, Rebeca, Jéssica, Marília, Príncili, Tayane, Maiara... meninas adoráveis. Mesmo assim não consegui me animar. Voltei pra casa, pensando, pensando...

3 comentários:

Vivi disse...

Entendi perfeitamente: o pensando..pensando...

Baderna de Ideias disse...

Senti tua falta.
Agora entendo porque não tivemos aulão de Literatura!
Obrigada pelo carinho.
Te admiro muito,sabes disso!
beijos.

Rebeca S. disse...

Froilam, obrigada por citar meu nome! Haha! Nem sempre estamos bem, precisamos conviver com isso... Agora estou pensando... Só vou ter aula de literatura na terça novamente... Que pena!

Tenho que contar um segredo! Beijos!Amo você.